segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Nesta hq da revista da Minnie aparece uma sigla. LED é a sigla para Light Emitting Diode, que significa diodo emissor de luz. O LED tem a função de emitir luz em locais e instrumentos, como lâmpadas e lanterna.

Também aparece o termo Blu-ray é um tipo de DVD com grande capacidade para armazenamento de áudios e vídeos de definição. O nome desta tecnologia é uma combinação das palavras inglesas blue que significa azul (nome da cor do laser usado) e ray que significa raio, raio ótico.
O laser azul é uma das grandes inovações entre o Blu-Ray e os DVDs que utilizam o laser vermelho.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Todo mundo sabe que o Tio Patinhas é dono de uma caixa-forte e sempre quer lucrar mais.
Na história "Destruição Divina" os Metralhas, cansados de comer feijões, queriam também lucrar sem se esforçarem. Arranjar um jeito para esvaziarem os cofres do velho muquirana.
A Maga Patalójika que também sempre quer prejudicar o Tio Patinhas, resolve ajudar os irmãos, dando-lhes algumas habilidades. Com a varinha do Olimpo, o Metralha 176 ficou com a velocidade de Hermes, outro ficou com a força de Hércules e o outro com a invulnerabilidade de Aquiles.
Com os poderes, os Metralhas foram para a caixa-forte. Lá aconteceram muitas confusões. Os guardas deram o alarme e o Tio Patinhas encontrou os Metralhas comendo ração para mascotes. Quando estavam para serem presos, disseram que não sobreviveriam com a gororoba da prisão e pediram para convocar uma frota de food trucks.
Bom, já que chegamos na primeira expressão em inglês, vou deixar o fim história para os leitores se deliciarem depois.
Vamos às palavras. Os food trucks podem ser traduzidos do inglês literalmente como "caminhões de comida" ou carro de comida em um espaço móvel que transporta e vende comida. Alguns são considerados verdadeiros restaurantes sobre rodas.
Outra que aparece nesta HQ é a palavra drones. Sua origem é inglesa e significa "zangão", ou seja o macho da abelha, no entanto, este termo ficou mundialmente popular para designar todo e qualquer tipo de aeronave que não seja tripulada, mas comandada por seres humanos a distância.
Ah... aparece também a palavra laser, mas minha amiga Vitória já explicou seu significado.
Thyciane Rosa Ladeira Faustino 10 anos
O termo Bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão...
Não possui uma denominação em português, mas pode ser entendido como ameaça, opressão, intimidação, humilhação...
Eu acho que o Tio Patinhas não agiu certo, também não gosto de bullying, mas não precisa bater.

                                                 Keveton de Jesus de Oliveira da Silva 9 anos
SMS é a sigla de Short Message Service que em português significa serviço de mensagens curtas.
Estas mensagens são usadas em telefones celulares.E são muito eficientes.

                                               Zélia Rodrigues Fernandes 9 anos
Scanner é um aparelho que converte uma foto ou um documento em formato digital.
Na medicina, escanear é fazer um exame com um scanner, para averiguar se um paciente tem algum problema em seu corpo.
É  este aparelho que o Dr. Sabetudo está usando nesta HQ para ajudar o Pateta.

                                                         Kaylaine Almeida Paula 10 anos
Na edição número 2448 da revista do Pato Donald, uma das histórias chamou nossa atenção, pois se passava em uma noite do halloween.
Na HQ "Ameaça em domicílio" Huguinho, Zezinho e Luisinho estavam admirando a decoração do Dia das Bruxas e se entristeceram, pois seu tio Donald não gostava de celebrar a data e nunca podiam enfeitar a casa.
Quando os três passeavam atentos pela rua se depararam com uma residência muito assustadora, com decorações muito chamativas e monstruosas. Foi quando perceberam que aquela casa-assombrada era onde eles moravam.
Espantados com a descoberta, resolveram entrar e logo viram uma gárgula quebrada. Mas o susto foi maior quando avistaram o Pato Donald vestido de vampiro e querendo saciar sua sede de sangue.
Os meninos ficaram surpresos, pois seu tio não podia nem ouvir a palavra vampiro. Pensaram que era uma fantasia, uma brincadeira, porém Donald havia se transformado no Conde VamPato.
Uma grande perseguição deu início e os sobrinhos do agora Vampiro Donald correram para a casa do Professor Pardal.
Como será que esta confusão irá terminar, será que o Donald se transformou mesmo em Vampiro?
Esta hq é muito legal, mas vamos deixar para que os leitores descubram o desfecho desta incrível história.
Só queremos destacar que nesta bela história em quadrinhos uma palavra em inglês aparece com frequência.
A palavra halloween que significa, véspera do dia dos Santos.

                                                                               Texto coletivo 4º e 5º anos.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Eu gostei muito do história "Caça ao Tesouro" que veio na revista do Pato Donald, edição número 2447.
Os sobrinhos do Donald foram  para a floresta procurar uma caixa com um diário que eles mesmos esconderam . Para isso, eles usaram o GPS.
Na floresta apareceram dois ladrões que ficaram sabendo do tesouro. Os dois acharam que era uma coisa valiosa e começaram a perseguir o trio que correu .
Os meninos armaram uma armadilha com a ajuda do GPS
Descobriram que havia um campo de treinamento do exército através do aparelho.
Os bandidos foram presos e os meninos ganharam uma bela recompensa.
Na história aparece várias vezes a sigla GPS. Não sabia as palavras que correspondem esta sigla, mas sabia para que serve um GPS. Descobri que G é de global, P positioning e S system. Estas palavras significam Sistema de Posicionamento Global em português. 
Aposto que muita gente não sabia!! vale a pena ler. 
                                                                                Carlos Henrique Basílio de Oliveira - 10 anos

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Na edição número 2411 da revista Disney Zé Carioca, uma HQ publicada originalmente em 1981, celebra o Dia do Professor com uma grande dose de humor e realidade.
Donald e Peninha, repórteres do jornal "A Patada" recebem a ilustre missão de serem professores por um dia com o propósito de relatarem suas impressões em uma reportagem especial.
Vendo que não há como fugir da imponente ordem do Tio Patinhas, os dois personagens, após alguns típicos e engraçados contratempos, se veem dentro de uma sala de aula enfrentando as mesmas incertezas, inseguranças e complexidades, vividas por milhares de professores que se aventuram todos os dias nesta profissão.
Após muitas confusões no desenrolar do seu enredo, seu desfecho torna-se encantador e emocionante. Uma homenagem digna e nobre a estes profissionais que são verdadeiros heróis.
Parabéns ao Paulo Maffia, @MaffiaPaulo e demais editores da revista Abril por presentear todos os professores com esta bela HQ.
Vale a pena ler revistas em quadrinhos!!
Desejo um Feliz Dia dos Professores a todos os educadores da Escola Municipal do Pangarito, a todos da Escola Prefeito Eurípedes de Abreu, enfim, a todos que muitas vezes se doam mais do que podem por uma educação de qualidade!!
HAPPY TEACHER'S DAY!!
                                                                                             Professora Patrícia Pizano

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Eu gostei muito de ler a revistinha do Mickey Mouse! Ele é muito legal e a historinha que mais gostei foi "O Bebezão."
O Pateta e o Mickey estavam passeando no parque. Pateta dizia ao Mickey que devia ser difícil ser um bebê, quando de repente, levou uma bolada. Ficou tão tonto que voltou a ser um bebê.
Seu amigo Mickey cuidou dele o tempo todo e ficou indeciso se é mais fácil ser um bebê ou ser o pai de um bebê.
Na história aparece a palavra baby. Ela significa bebê em português. Mas a palavra baby, é também utilizada de forma carinhosa. Muitas pessoas, principalmente nos Estados Unidos, chamam outras de baby para demonstrar afeto. Isto é visto muito em letras de músicas.
                                     Amanda Costa Franzini - 9 anos.

 

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Eu gostei muito de  ler a revistinha do Zé Carioca. O papagaio, junto com seu amigo Nestor, queria ver a Matona, com T mesmo, e estão num aeroporto. Só que aparecem alguns guardas, os dois malandros se escondem em um caixote e vão parar dentro de um avião.
Horas depois o avião aterriza na Jamaica, terra do Reggae.
Na história eu encontrei um monte de palavras em inglês, brothers, American boys, great, good, no problems, sleeping lions e uma frase que me chamou atenção "no, baby, don't cry."
De todas estas palavras, eu já sabia o significado de algumas, como brother, boys e good.
Elas significam irmãos, meninos e bom, na sequência.
Eu gostaria de saber o significado da frase que os personagens cantam na historinha. Aprendi que é uma versão da música "no woman no cry" do jamaicano, Bob Marley. E que significa "não, bebê, não chore." Diferente do título original que significa, "não mulher não chore."
A tia Patrícia vai trazer a música pra gente ouvir.
A historinha é muito legal. Vale a pena ler e aprender também!

                                                                João Rafael Ferreira Oliveira Barroso - 8 anos









Eu estava lendo a revistinha disney big. Li a história: "Uma gelada quente'' onde o pato Donald foi contratado para participar de uma corrida no gelo.
Na história, para suportar o frio, Donald faz seu treinamento dentro de um freezer. Uma palavrinha em inglês que significa congelador. Mas para não sofrer tanto com a temperatura, o professor Pardal inventa um fogo que pega no gelo, o fogo azul.
Quando chega no Polo Norte, Donald encontra com os outros competidores. Como sempre, Tio Patinhas querendo ganhar mais dinheiro, faz uma aposta com outros personagens.
Enquanto isto, Donald usa o fogo azul, porque estava sentindo muito frio. Logo depois, numa grande confusão, o fogo acaba se alastrando por todo ártico.
Sabendo do acontecido, o professor Pardal constrói uma máquina para apagar o fogaréu.
No final da história, Donald ganha a corrida, mas acaba ficando sem o prêmio.
Podemos dizer que o Donald entrou realmente numa fria!!!

                                                                               Raquel Aparecida dos Santos- 8 anos.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Mickey e Pateta estão no laboratório do Dr. Sabetudo conhecendo a nova invenção: dois minissubmarinos que podem navegar dentro do corpo humano. Com eles pode-se fazer cirurgias a laser muito delicadas.
Porém o Mancha Negra resolve usar o invento para o mal e acabou usando a máquina.
Na confusão, o vilão entrou dentro do corpo do Pateta. O malvado foi direto para o cérebro, pois queria bloquear alguns neurônios já atrapalhados do Pateta.
Vendo que alguma coisa estava errada, Mickey ficou minúsculo e foi injetado na corrente sanguínea do amigo. Lá pode ver os glóbulos vermelhos e os brancos. Estes últimos estavam produzindo anticorpos e ficaram atacando o minissubmarino. Mas o Mickey conseguiu escapar indo para a aorta passando pelo pâncreas. Depois chegou até a artéria carótida que vai direto para o cérebro. Após muitas perseguições, os dois foram para o estômago, mergulhando no suco gástrico que é muito ácido. Isto podia corroer a nave, então Mickey saiu voando para uma artéria.
Dr. Sabetudo sugeriu que Mickey subisse à cabeça, primeiro entrou no ouvido depois foi para a narina junto com o Mancha Negra. 
Mickey pediu para que o Dr. Sabetudo jogasse um pouco de pimenta fazendo com que Pateta espirrasse,
Os dois conseguiram sair e o Pateta voltou a ser o mesmo de sempre. Depois de terem retornado ao tamanho normal, Mancha Negra, como sempre conseguiu fugir da prisão. E o Dr. Sabetudo decidiu nao consertar sua invenção, pois poderia cair em mãos erradas. 
Eu gostei muito da história "Mickey em uma viagem fantástica." Aprendi que laser na verdade é uma sigla das palavras Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation. Em português esta frase significa Amplificação da Luz por Emissão Estimulada da Radiação. O mais legal é que a tia Lilian já havia nos ensinado sobre o sistema circulatório. Foi divertido ler esta historinha, rever e aprender coisas novas.
                                                                                  Vitória Cristina de Souza Pavão-9 anos.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Eu estudo na Escola M. do Pangarito  e  fiquei muito  feliz, porque é a primeira vez que estou lendo as revistinhas da Disney.
Levei a revistinha Big e tinha tanta história legal! Estou muito ansiosa para ler outras histórias.
Encontrei uma palavra em inglês, stand up. Lembro que brincamos de stand up e sit down no primeiro dia de aula de inglês, com a professora Patrícia, no ano passado. Nós tínhamos que levantar e sentar. Aprendi que stand up significa levantar e sit down, sentar.
Mas no texto, stand up tem outro significado. É um tipo de espetáculo de humor, onde a pessoa se apresenta em pé, por isso recebe esse nome.
Nas apresentações de stand up, o artista não conta piadas prontas, é apenas baseado nas observações do dia a dia.
                                                                                                                Ana Carolina Ferreira, 10 anos.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Estou adorando ler as revistinhas da Disney.
Percebi que em algumas histórias aparece a palavra selfie.
Eu achava que selfie era quando se tira uma foto de nós mesmos. Mas descobri que trata-se de uma palavra em inglês, um termo inventado a partir da expressão self-portrait que significa autorretrato. É uma foto tirada com o propósito de ser compartilhada na internet.
Uma selfie pode ser tirada com apenas uma pessoa, com um grupo de amigos ou mesmo com celebridades.
Na história, "Minnie em a missão selphone" a personagem Clarabela diz que quer tirar uma selfie com um VIP. Aprendi que VIP é a abreviação da expressão Very Important Person que pode ser traduzida como "pessoa muito importante." Na história a Minnie é uma VIP para a Clarabela.
Em 2013, os responsáveis pelos dicionários Oxford escolheram a palavra selfie como a palavra do ano, devido a grande procura do seu significado.

Davi Rodrigues - 9 anos


Estava lendo a revista do tio Patinhas e na história, "O Dragontralha" a personagem Vicki escreve em um blog. Eu queria saber de verdade o que é um blog.
Então aprendi nas aulas de inglês que trata-se de uma expressão criada a partir das palavras inglesas web que significa "teia" e log que significa "diário".
Blog é uma palavra que foi simplificada do termo Weblog.
E podemos traduzi-la como um diário na rede, um diário online.
Os blogs são páginas da internet onde as pessoas publicam diversos conteúdos, como textos, imagens, músicas ou vídeos. Também possuem assuntos variados. O da personagem da revista é de decoração. 
Na história, a personagem Vicki é uma blogueira. Mas várias pessoas podem publicar em um blog. Assim como o nosso. Por isto, somos todos blogueiros.

Thyciane Rosa Ladeira Faustino - 10 anos


quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Nosso projeto é bem legal e as revistas são muito divertidas. Eu nunca tinha lido revistas da Disney. Por isto não conheço muitos personagens. 
Na primeira história que li, Donald virou o superpato e conta a um ladrão como ele fez sucesso. Mas a história que mais gostei, foi a que o tio Patinhas construiu um hotel e queria ganhar muito dinheiro com um elevador que levava as pessoas para lugares atrativos, mas o meio de transporte acabou levando as pessoas para outras épocas. E tudo acabou em uma grande confusão.
Uma palavra em inglês que aparece em todas as capas é a expressão comics. Não sabia o significado, mas eu e meus colegas aprendemos que é uma palavra de origem inglesa. Ela significa e pode ser traduzida como "cômicos". Os comics representam as histórias em quadrinhos produzidas nos Estados Unidos.
Nos EUA os comics traziam somente comédia nos seus enredos, por isso o significado da palavra. Mas hoje as histórias possuem também gêneros variados como ação e romance.
Qualquer HQ nos Estados Unidos é conhecida como comics e em outros países o termo é usado quando se refere as histórias norte-americanas e a seu estilo de desenho que geralmente são coloridos e ricos em detalhes. 
No Brasil os comics são conhecidos como gibis ou revistas de histórias em quadrinhos.
Estas revistas começaram a circular por volta de 1934 onde os Estados Unidos lideraram as publicações. Países como o Reino Unido e o Japão tiveram grande número de leitores, sendo que no Japão estas histórias em quadrinhos são conhecidas como mangás.

Carla Campbell Alves - 10 anos